Uma tal de "opinião impopular" - sobre Half Life. Não, você não joga tão mal, ele simplesmente não é tão perfeito quanto dizem.

Comentei em um daqueles posts sobre opinião impopular, mas dei opiniões que na verdade eram populares (só eu que sou burro mesmo - mas muito obrigado pela receptividade), então imagino que fiquei devendo uma. Achei que seria um tópico interessante de se discutir e tenho um pouco para se argumentar.

O level design do Half Life 1 (1998) não envelheceu tão bem. Não na estética, ou construção de cenário, mas no quão "direto" ele é para um jogo linear.

Amo a franquia Half Life desde novo, e até foi um dos meus objetos de estudo para um trabalho da faculdade, além de ser aclamado por muitas pessoas até hoje, e com razão. É um ótimo jogo. mas rejogando o Half Life 1, a palavra certa para parte do level design é literalmente torturante.

É muito fácil de se perder, e isso não é tão comum em jogos 3D com designs mais complexos, mesmo em jogos como DOOM I ou II e Quake, mas simples, porém ainda lineares. Isso, provavelmente se trata pela idade do jogo. Querendo ou não, por mais aclamado (com razão, por sinal) que seja, Half Life é datado.

Repare que eu disse "datado", porque o level design não é ruim. Caro jovem nascido depois dos anos 2000, como eu, vamos ter uma pequena viagem no tempo.

Jogos originais comprados antes do advento da internet eram em mídia física e eles incluíam materiais extras a depender do pacote que você comprava. Um deles é o manual. Também existiam linhas aonde você poderia ligar (isso nos EUA) para tirar dúvidas sobre o jogo (que talvez fosse, em partes, intencional).

Uma página do manual de Half Life.

Linha de dicas da Sierra - $ 95 centavos por minuto, você precisa de um telefone e de ter 18 anos ou mais.

Então aquela história do "gamer raíz que não usa tutorial" não é exatamente uma verdade, porque jogos foram pensados para terem tutoriais. Que surpresa, não é mesmo? Quem diria que você precisa aprender como jogar.

Mas como hoje em dia, você não tem acesso aos manuais e guias quando compra um jogo, Half Life não se sustenta por completo sozinho em questão de seu level design, diferentemente de jogos como Resident Evil 4 ou os mesmos exemplos que citei acima.

Um exemplo do que quero dizer, e que aconteceu comigo, mas inclui spoiler. Durante a luta no Xen contra o Nihilanth (o boss final) minha munição acabou diversas vezes. Não tenho certeza se é por conta da dificuldade, mas provavelmente era porque eu não sabia que tinha que acertar na cabeça, POR CIMA. É muito irritante ter que subir acima de uma criatura que levita, enquanto você usa pula-pula. Imaginei que atirando pelas frestas, ou pela frente, fosse possível acertar aquela coisinha na cabeça dele.

Se você pesquisar "Half Life 1 - stuck" na internet, você vai ver a quantidade massiva de pessoas que também ficaram presas em capítulos diversos.

Em suma, o level design de Half Life não é ruim, mas ele é datado, até porque não foi pensado para ser jogado sem o manual. Enquanto não é um problema muito grande, isso tira alguns pontos do jogo para mim. Isso abala um pouco o status do jogo como atemporal, mas sem dúvida, não deixa de ser um clássico.

E como observação final: você, meu amiguinho, não precisa ser "truezão" e "raíz" se tiver um problema no seu jogo. Não tem nada de errado pesquisar na internet caso você se perca em seu jogo favorito, você não é poser por isso.