O que faz vocês morarem/quererem morar em Curitiba?

Olá pessoal! Gostaria de conversar com os colegas deste simpático sub sobre uma questão que pode ser simples e direta ou bem complexa: o que faz vocês morarem ou quererem morar em Curitiba?

Os parques? A limpeza das ruas? A segurança? As capivaras? Família? Trabalho? Clima? Pura preguiça de sair? Estar acostumado?

Eu pensei em fazer um textão contextualizando a minha vida e explicando de forma mais detalhada minha opinião, mas ia ficar muito grande, hehe. Então vou ser mais sucinto.

Eu diria que o principal diferencial para eu morar aqui é o clima. Eu odeio calor se não estou na beira de uma praia ou piscina, então o fato de não precisar ter um ar condicionado em casa e poder usar o ventilador no máximo 10 dias no ano é o que + me faz gostar deste lugar.

Acho que em termos de atrações turísticas "triviais" (aquilo que acontece regularmente) a cidade é pouco atraente. Esses dias alguém pediu a sugestão do que fazer em dias de chuva na cidade e as opções são deprimentes, incrível como não tem praticamente nada pra fazer. Não acho que seja um problema só daqui, mas que bateu uma depressão vendo as respostas isso bateu.

Eu admito que sentiria saudades, se saísse daqui, das feirinhas gastronômicas, mais do que dos restaurantes. Ter a possibilidade de comer um bolinho de aipim, na sequência um acaraje e depois um pirogui, tomando suco de maracaju em menos de 200 metros me faria muita falta.

Para eventos especiais e pontuais como shows, teatro, jogos de futebol e etc, aqui não é um completo mato. Antes da pandemia em um período não muito longo consegui ir a alguns shows de bandas que eu e/ou a minha noiva gostamos (Soja, Millencolin, Maroon 5, Simple Plan), sendo que ainda teve outros shows grandes como Pink Floyd, Katy Perry, daqui a pouco vai ter Kiss, Metallica.. então acho que neste quesito Curitiba é ok.

Segurança infelizmente não é mais um diferencial positivo daqui. A qualquer hora e em qualquer lugar você pode ser assaltado pela turminha da bicicleta. Mas aí eu entendo que TODAS as capitais foram tomadas por isso, e são poucas as cidades do interior que ainda se permitem ter uma vida mais pacata sem precisar ficar com medo ao sair de casa.

Sobre os parques, desde o início da pandemia (2 anos !) eu devo ter ido ao barigui ou tingui não mais do que 5 vezes, seja pelas bandeiras sanitárias ou dificuldade de estacionar imposta pela prefeitura. Admito que achava que eles eram mais importantes para mim do que isso..

Enfim, o que faz vocês ficarem aqui ou querem vir pra cá?