O nazismo é de direita (discussão séria)
Mais uma vez vi essa discussão pipocar em dezenas de lugares depois da controvérsia envolvendo o Elon Musk, vejo diversos tipos de argumentos, muito plausíveis, para ambos os lados, querendo jogar o nazismo na esquerda e na direita.
Pois bem, acredito que encontrei uma resposta para isso enquanto lia alguns artigos certa feita, e encontrei ela num ensaio do Murray Rothbard, o "Egalitarianism as a revolt against nature", está disponível gratuitamente no site do Mises Institute, numa edição com vários outros ensaios interessantes.
No artigo, Rothbard estabelece que a natureza é um eterno estado de desigualdade. O que eu acho difícil de discordar, a natureza é desigual. Predadores, prezas, ambientes, catástrofes, desertos, florestas, o estado natural das coisas é a desigualdade. E, na sequência, ele estabelece como o socialismo é uma revolta contra esse estado natural. E aí eu faço uma pergunta: qual é a definição primordial de alguém de esquerda ou direita?
Autoritarismo? Não. Liberdade individual? Não. Livre mercado? De certa forma, porém ainda acredito de não. A definição essencial é a sua postura perante a desigualdade. Vejamos, um liberal, ou conservador, está disposto a tolerar certos níveis de desigualdade na sociedade. Embora, é lógico, o sistema proporcione mitigar muitas delas, ela ainda é tolerável, destaco em principal, a desigualdade econômica. Como liberal, eu acredito que a desigualdade é tolerável, e que o mercado e até certo ponto o estado, pode contribuir para mitigar ou erradicar a miséria/pobreza, porém a existência de pessoas muito ricas é algo totalmente tolerável.
Poderiam liberais e conservadores tolerar uma monarquia? Sim. Como fizeram parte das cortes no século XIX e, até hoje, há países com monarcas sendo democracias parlamentares. Poderia um esquerdista tolerar uma monarquia? Não. Assim como não toleram a desigualdade econômica/social. E aqui estou falando de elementos teóricos, sem discutir o que ocorreu diversas vezes na prática, em que líderes socialistas tornaram-se basicamente monarcas absolutistas. E, mesmo para eles, a prerrogativa ainda era "popular".
A partir disso, podemos desenhar todo o espectro político, enquanto um social democrata (que julgo centro esquerda), advoga que o estado deve combater a desigualdade enquanto mantel uma lógica de mercado na sociedade ainda razoavelmente controlada, um democrata liberal (centro direita) terá para si que o mercado resolverá essas mazelas, enquanto o estado ainda mantém algum tipo de assistência básica. E daí destilamos todo o diagrama de Nolan e assim por diante.
Agora voltando ao título: o nazismo é de direita? Ora, embora, sim, há diversos elementos debatíveis, tais como uma economia controlada, autoritarismo, ele ainda é uma ideologia que, de maneira institucional, não apenas tolera como advoga pela desigualdade: a racial, a ideia de que uma raça (ou diversas) são superiores à outras é uma ideia totalmente anti-igualitária. Seria o fascismo também? Acredito que sim, pelo elemento nacionalista, que busca o engrandecimento de um estado-nação em detrimento de outros.
Enfim, é claro que ninguém de direita quer ter o nazismo associado ao seu campo ideológico, porém acredito que isso seja algo a ser superado. O Nazismo é uma ideologia nefasta e acredito que a direita tem muito a ganhar em condená-lo ao invés de tentar jogá-lo para o outro campo, como vivem os comunistas a negar a natureza genocida que suas revoluções trazem.
O que vocês acham?