League of Legends, Marvel Rivals, Overwatch: o que a fama do "brasileiro tóxico" fala sobre a nossa cultura?

Esse final de semana, um colega que tava morando nos EUA voltou para passar as férias no Brasil e fomos jogar o Marvel Rivals. Nos tempos áureos, a gente tinha um grupo de Overwatch e nos divertimos bastante quando o jogo da Blizzard ainda era bom. Depois de uma tarde jogando, ele manda para mim: "cara, como você consegue jogar isso no Brasil? É insuportável".

Não tô querendo parecer vira-lata aqui, mas é impressionante como a nossa comunidade gamer online é tóxica, não-colaborativa e sem qualquer noção de trabalho em equipe. E não é a primeira vez que vejo esse choque jogando em servidores de países diferentes.

Lá em 2018, passei uns meses nos EUA. Minha ex-mulher estava fazendo um curso lá, aproveitei uma licença que eu tinha e nem turistei muito. Só cuidava da casa, jogava videogame e passeava pela cidade universitária onde ela morava. E, nessa bobeira, acabei jogando muito Overwatch, Battlefield, League of Legeds quando tava de bobeira.

Na moral, não é exagero. É como jogar outro jogo.

Vocês vão ver nas comunidades gringas, como EUA e Europa, os próprios americanos falando que a comunidade desses jogos é tóxica. Mas vocês não têm ideia de como elas se comparam com a comunidade BR. A nossa tá num patamar absurdo. Se o LoL/Overwatch/Marvel Rivals dele é o Botafogo da toxicidide, o nosso é o Barcelona dos tempos áureos, o Brasil de 58 ou 70.

Eu lembro de jogar rankeadas de Overwatch naqueles tempos de 2018 em que praticamente ninguém usava o voice chat, conseguir jogar minimamente no meta era bem raro (todo mundo queria ser DPS), heróis completamente fora do meta eram pickados o tempo todo, a colaboração entre os players era raríssima. Quando eu sentei para jogar Overwatch pela primeira vez lá, parecia que eu estava numa dimensão paralela. Até no quickplay eu jogava mais no meta do que nas rankeadas BR, até nelas tinha mais gente no voice chat e gente tentando cooperar. Não por menos, esse foi o último ano que eu joguei OW a sério. Quando voltei para o Brasil e joguei no nosso server de novo, caralho, a animação foi lá no subsolo. Em 2019 já parei de jogar.

Conversando com esse meu colega que está no Brasil agora, Marvel Rivals parece a mesma coisa. Disse que mesmo rolando vários memes lá fora sobre o instalock de DPS, aqui o patamar é completamente diferente. O mesmo serve para jogar LoL ou quase todo jogo online que requeira cooperação, trabalho em equipe e ocupar funções diferentes.

Agora, indo finalmente ao título do post, eu fico me perguntando o que isso quer dizer da nossa cultura. A gente zoa muito os americanos e os europeus com N razões (e com razão, muitas vezes, kk), mas é nítido que a nossa fama de troll, individualista e babaca na internet é extremamente verdade. O ambiente online de jogos que necessitam trabalho em equipe no Brasil e na América Latina em geral é horrendo. É cheio de xingamentos, racismo, trollagem, gente sem a menor intenção de trabalhar em equipe. Às vezes eu realmente penso que o próprio conceito de "trabalhar em equipe" em um jogo online te coloca como um tryhard.

Enfim, isso é apenas um desabafo de alguém que jogou três partidas seguidas ontem de Marvel Rivals em rankeadas com 4 DPS no time em todas as vezes e todo mundo se recusando a pegar um tank ou um healer.